Massagem à grávida

A gravidez é uma etapa especial e única para cada mulher que a vive, que acarreta uma enorme expectativa. 

Porém, as alterações físicas e psicológicas que a acompanham são suscetíveis de gerar algum desconforto na mulher e afetar, tanto o seu bem-estar como o do feto. 

Estudos indicam que as massagens na gravidez têm um impacto positivo na mulher, como a redução dos sintomas negativos, tais como dor de cabeça, de costas, articulações, cãibras, distúrbios do sono e ansiedade (El-Hosary et al., 2016). Recomendam igualmente que possa ser implementada como uma rotina no cuidado pré-natal.

Deste modo, uma intervenção de saúde qualificada neste período de massagem pré-natal vai, não só possibilitar o alívio dos diversos sintomas, como contribuir para a mulher experienciar o processo de gravidez de uma forma positiva e equilibrada, e transformar esta fase num período mais relaxado e tranquilo. 

Não são de descurar os diversos benefícios ao nível emocional que podem advir da massagem pré-natal, nomeadamente no apego entre a futura mãe e o bebé e na aceitação do seu corpo grávido. 

Agora, concretamente, em que se traduzem exatamente as vantagens a nível físico das massagens na gravidez, de que falam as diversas pesquisas?

 Fundamentalmente, a massagem vai atuar:

  • No sistema circulatório, originando uma promoção da circulação venosa e percussão do oxigénio, e fazendo com que o edema diminue e a circulação linfática melhore;
  • Na postura, com o incremento da consciencialização das áreas corporais com maior acumulação de tensão muscular, é possível aliviar a sobrecarga nas articulações e atenuar as diferentes dores existentes a nível da coluna;
  • E no sistema hormonal, favorecendo a libertação de endrominas, o que promove a diminuição da dor, da fadiga, do stress e das insónias relacionadas com a gravidez. 

Por último, é importante falarmos da oportunidade que a massagem pré-natal representa. 

O dia-a-dia absorve-nos com o seu ritmo imparável. Esta é uma oportunidade maravilhosa de criar tempo e espaço para a mulher parar um pouco e relaxar. 

E viver plenamente a sua gravidez.

Para mais informações, os profissionais da Gamine estão sempre disponíveis para vos atender.

MARTA BRAZÃO